Home
Media, Cidadania e Proximidade
Participantes   Actividades   Comunitatis   Media Comunitários   Biblioteca   Agenda   Links Úteis  
Contactos

Curriculum Vitae

Nome : João Carlos Ferreira Correia
Data e Local de Nascimento : Covilhã, 26 de Março de 1961
Bilhete de Identidade: 4417863
Endereço Institucional : Universidade da Beira Interior, Unidade Científico-Pedagógica de Artes e Letras, Departamento de Comunicação e Artes, Avenida Marquês d'Ávila e Bolama, 6200-001, Covilhã
Endereço Pessoal : Rua Celestino David, 12 Cave, 6200-072, Covilhã

É Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior com a Tese "Comunicação e Cidadania: os media e a dinâmica das identidades nas sociedades pluralistas". (UBI, 21 de Junho de 2001).

É Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior em Dezembro de 1997. Apresentou a dissertação "Espaço público e a indústria jornalística: comunicação regional, acção social e interacção" aprovada, por unanimidade, com a classificação de Muito Bom.

Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior (1994), com a média final de 16 valores. A dissertação de Estágio de Licenciatura foi sobre "Verdade, Profissionalismo e Liberdade entre os Jornalistas Portugueses: 1964: 1984".

Como Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior lecciona Teoria da Comunicação e Sociedade e Comunicação I e II na Licenciatura de Ciências da Comunicação; Sociedade e Comunicação I e II na Licenciatura em Filosofia e Sociedade e Comunicação na Licenciatura de Design Multimédia Ao nível de pós-graduação leccionou o seminário de «Comunicação, Media e Sociedade» no Mestrado em Ciências da Comunicação (2003-2004 - 1º Semestre) e o seminário de «Desporto e Comunicação» no Mestrado de Ciências do Desporto do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior nos anos de 2003- 2004, 2002-2003 e 2001-2002. Tem colaborado como conferencista no desenvolvimento de Projectos de Pós Graduação na área do jornalismo, nomeadamente no III Programa de Doutoramento levado a efeito pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa em conjunto com a Universidade Complutense de Madrid, onde proferiu um seminário breve sobre "Jornalismo e Espaço Público".

É investigador responsável do Projecto Media, cidadania e proximidade aprovado (com a classificação de Muito Bom) pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, investigador responsável do subprojecto Cidadania e Identidades (Compolis), ambos integrados no LABCOM (Laboratório de Conteúdos OnLine) da UBI. É, ainda, colaborador no projecto Glossário de Conceitos Fenómenológicos , pesquisador convidado do projecto Reprodução, Transformação e poder simbólico no campo das mídia projecto de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação em desenvolvimento na Universidade de Vale do Rio dos Sinos. (Brasil). É, desde 2004, membro do Conselho Científico da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Labcom (Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-Line).

É autor dos Livros A Teoria da Comunicação de Alfred Schutz (Lisboa, Livros Horizonte, 2005), obra apoiada pelo Instituto de Comunicação Social, Comunicação e Cidadania: os media e a fragmentação do Espaço Público (Lisboa, Livros Horizonte, 2004),obra apoiada pelo Instituto de Comunicação Social, Jornalismo e Espaço Público (Covilhã, UBI, 1998). Foi co-organizador da obra Teorias da Comunicação (Covilhã, UBI, 2004) co-organizador da obra colectiva Informação e Comunicação Online , Volume III - Mundo Online da Vida e Cidadania , em conjunto com Paulo Serra e António Fidalgo (2003), organizador da obra Colectiva Comunicação e Poder (Covilhã, UBI, 2002). Colaborou na obra colectiva Comunicação e Política: conceitos fundamentais (Organização de Albino Rubim, Bahia, Editora da Universidade Federal da Bahia, 2004, n a obra colectiva Cultura em Fluxo: novas mediações em rede , (Organizadores: André Brasil, Carlos Henrique Falci, Eduardo de Jesus e Geane Alazamora), Belo Horizonte, Editora Puc Minas, 2004

Foi membro da Comissão Científica dos Congressos III Sopcom, VI Lusocom e II Ibérico realizados de 21 a 24 de Abril de 2004 na UBI (Covilhã) e é membro da Comissão Científica do IV Encontro da SOPCOM, a realizar em 2005 na Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido uma actividade intensa de conferencista em Portugal e no Brasil.

É director da Revista Agora,Net e membro da Comissão Redactorial da Revista Media & Jornalismo.

Tem trabalhos publicados nas Revistas "Agora.Net", "Media & Jornalismo", "Jornais e Jornalistas", "Comunicação e Linguagens", "Phaenomenon" e "Revista Filosófica de Coimbra". Os seus interesses repartem-se pelos seguintes áreas científicas: Jornalismo, Teorias, metodologias e Práticas; Comunicação e Política; e Teorias da Comunicação (em especial Fenomenologia da Comunicação e Teoria Crítica). Entre os temas que desenvolve encontra-se preferencialmente a formação da opinião pública, os efeitos dos media, a representação mediática das identidades e o impacto dos media no desenvolvimento. Além vida académica foi jornalista profissional.

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior
logotipos
English Version
poci 2010 Portugal Portugal